CBDI PUBLICA NOTA DE REPÚDIO SOBRE FALA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Referente à declaração do presidente da República sobre pessoas com deficiência intelectual e transtornos mentais, no dia 18 de abril de 2023.

A CBDI – Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais é o órgão oficial na área do paradesporto e paraolímpico Nacional, e representando os atletas com deficiência intelectual, tem como missão a organização e o desenvolvimento da prática do desporto na área da deficiência intelectual. A CBDI visa a competição saudável e integração entre os atletas, promovendo assim, o aprimoramento de suas habilidades físicas e intelectuais, o companheirismo e a inclusão social através do esporte.

A CBDI vem a público manifestar sua indignação com a fala do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia18 de abril, que reforça uma visão capacitista da pessoa com deficiência. “A OMS [Organização Mundial de Saúde] sempre afirmou que na humanidade deve ter cerca de 15% de pessoas com algum problema de deficiência mental. Se esse número é verdadeiro; e você pega o Brasil com 220 milhões de habitantes; se pegar 15% disso, significa que temos quase 30 milhões de pessoas com problemas de DESEQUILÍBRIO DE PARAFUSO. Pode uma hora acontecer uma desgraça”, declarou Lula.

Tal posicionamento público do mandatário do poder executivo do Brasil sugere que as pessoas com deficiência intelectual e com transtornos mentais devem ser temidas, por não conseguirem se controlar nos espaços sociais. A CBDI e tantas outras instituições vem lutando diariamente para combater esse tipo de visão estereotipada, que impede a inclusão social e igualdade das pessoas com deficiência 

Em pleno século XXI, posicionamentos como este, que ofendem a pessoa com deficiência intelectual e com transtornos mentais na sua existência e participação social, não serão aceitos. Sendo assim, a CBDI manifesta seu repúdio às declarações citadas, e se coloca sempre à disposição da luta por uma sociedade mais justa e igual para todos.

ADILSON PEREIRA RAMOS

presidente

Confira o texto da Nota de Repúdio, assinado pelo presidente da CBDI:

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*